Esta terceira edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho tem como temática de interesse as transformações experimentadas pelo mercado de trabalho no Maranhão, em comparação com o Brasil, na primeira década de 2000, em face do desempenho das economias maranhense e brasileira neste período. Assim sendo, na sessão “Em Foco”, a partir de dados dos censos de 2000 e 2010, bem como do RAIS/MTE, analisam-se: a dinâmica da ocupação, do emprego formal e da taxa de precarização frente à evolução do PIB; a dinâmica do emprego formal por setor de atividade e o comportamento da remuneração média do emprego formal por setor de atividade. Na sessão “Atualidades” apresenta-se uma entrevista com o Professor Doutor Fernando Lima, do IFMA, Coordenador do Programa Maranhão Profissional e Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, cujo conteúdo versa sobre o papel da qualificação profissional, diante do novo ciclo de investimentos em desenvolvimento no Estado, no sentido de favorecer a absorção de mão de obra local e de melhorar o desempenho do mercado de trabalho. Na sessão “Eventos” são apresentadas informações atualizadas sobre a VI Jornada Internacional de Políticas Públicas e, por último, na sessão “Informe Bibliográfico”, é destacado o livro “Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira”, de autoria do economista e Professor da UNICAMP Marcio Pochmann, publicado pela Editora Boitempo, em 2012.

Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos Almada Lima

Editora Adjunta

Maranhão versus Brasil: o que apontam os dados dos Censos 2000 e 2010 e a evolução do Emprego Formal (RAIS-MTE)

Nesta edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho o texto “Em foco” inicia com uma análise dos Censos de 2000 e 2010, avaliando a relação entre a atividade econômica e a geração do emprego no Maranhão, em comparação com o plano nacional. Analisa-se a dinâmica da ocupação e do emprego formal, com destaque para três indicadores de interesse – a Taxa de Precarização e as elasticidades-produto da ocupação e do emprego formal.

A qualificação profissional em debate

Em entrevista concedida ao Boletim, o Prof. Dr. Fernando Lima, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Coordenador do Programa Maranhão Profissional e Secretário-Adjunto de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Maranhão, fala sobre o papel da qualificação profissional para fazer face às transformações contemporâneas experimentadas pela economia maranhense, com rebatimentos importantes sobre o mercado de trabalho.

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas realiza a VI Jornada Internacional de Políticas Públicas

Com o tema “O desenvolvimento da crise capitalista e a atualização das lutas contra a exploração, a dominação e a humilhação”, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão promoverá, no período de 20 a 23 de agosto de 2013, no Campus Universitário do Bacanga, a VI Jornada Internacional de Políticas Públicas (VIJOINPP).

A "Nova Classe Média" em debate

Em “Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira” (Editora Boitempo, 2012), o economista e professor da Unicamp Marcio Pochmann, aponta o que considera um “equívoco” no debate público sobre a natureza e a dinâmica das transformações sociais recentes do país. Segundo Pochmann, a ascensão econômica de uma parcela significativa da população brasileira “não se trata da emergência de uma nova classe — muito menos de uma classe média”.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 2, nº 2: Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA