O GAEPP tem o prazer de apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral esta sétima edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho, que tem como temática de interesse a dinâmica mais recente do mercado de trabalho brasileiro. Assim sendo, na sessão “Em Foco”, abordam-se alguns sinais que apontam para uma possível tendência de mudança de ciclo da economia brasileira, com rebatimentos negativos sobre o mercado de trabalho, em que pese à aparente situação de pleno emprego, denotada pela baixa taxa de desocupação, que alcançou, no final de 2013, o menor índice da série iniciada em 2002. Na sessão “Atualidades” apresenta-se uma entrevista com o Prof. Dr. Amilton Moretto, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – CESIT- da Universidade Estadual de Campinas, cujo conteúdo contempla um balanço e perspectivas do mercado de trabalho brasileiro, a partir de uma análise das tendências mais recentes. Na sessão “Eventos” são apresentadas informações sobre o Seminário “Política de Salário Mínimo para 2015-2018: avaliações de impacto econômico e social” a ser promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) e pela Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP). Por último, na sessão “Informe Bibliográfico”, é destacado o livro “Debates Contemporâneos Economia Social e do Trabalho: subdesenvolvimento e trabalho” de autoria do economista e Professor da UNICAMP Marcio Pochmann, publicado pela Editora LTR, em 2013.
 
Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos Almada Lima
Editora Adjunta

Prontos para a mudança de ciclo? O que mostram os dados desagregados recentes do mercado de trabalho brasileiro

A desaceleração do crescimento econômico brasileiro nos últimos três anos não poderia deixar de ter repercussão sobre o mercado de trabalho. Em 2010, diante dos 7,5% de avanço do PIB, o país abriu, de acordo com dados do CAGED, 3,1 milhões de postos de trabalho formais (média mensal de 265 mil novas vagas), um recorde.

Tendências recentes do mercado de trabalho brasileiro: balanço e perspectivas

Entrevista realizada com o Mestre em Economia Social e do Trabalho pela UNICAMP e doutor em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP, atualmente atua como professor da UNICAMP e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (CESIT), o Prof. Dr. Amilton Moretto.

Seminário “Política de Salário Mínimo para 2015-2018: Avaliações de Impacto Econômico e Social”

O Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) e a Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP) promoverão, nos dias 7 e 8 de maio de 2014, na sede da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, o Seminário “Política de Salário Mínimo para 2015-2018: Avaliações de Impacto Econômico e Social”. O objetivo desta iniciativa é reunir os principais especialistas sobre o tema para apresentar diagnósticos e propostas de política econômica que possa ser utilizadas pelo governo brasileiro nos próximos anos.

Publicação do Livro “Debates Contemporâneos Economia Social e do Trabalho: Subdesenvolvimento e Trabalho” - Vol. 10

Foi lançado no Seminário “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Brasileiro – Aspectos Sociais, no dia 7 de maio de 2013, no Auditório do Instituto de Economia da Unicamp, o Livro “Debates Contemporâneos Economia Social e do Trabalho: Subdesenvolvimento e Trabalho” - Vol. 10, de autoria do Prof Dr. Márcio Pochmann e publicado pela Editora LTR.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 3, nº 2 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA