O GAEPP tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral esta nona edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho, que tem como temática central a dinâmica recente do mercado de trabalho maranhense. Desta forma, na sessão “Em Foco”, abordam-se alguns dados que apontam um recuo experimentado, a partir de 2011, pelo subsetor da Construção Civil analisando-se seus impactos sobre o mercado de trabalho no Estado do Maranhão. Na sessão “Atualidades”, apresenta-se uma entrevista com o economista Marco Antonio Moura da Silva, Diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)/Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), cujo conteúdo contempla a atuação do SENAI-MA e do IEL especificamente no Estado do Maranhão para fazer face às exigências de qualificação da força de trabalho, em conformidade com a dinâmica recente do mercado de trabalho maranhense. Na sessão “Eventos” é dado destaque especial ao I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana que terá como tema central: “Marxismo, Educação e Luta de Classes: desafios históricos e urgências contemporâneas”, organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Linha de pesquisa: Marxismo, Educação e Luta de Classes) e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (Linha de pesquisa: Marxismo e Formação do Educador). Por último, na sessão “Informe Bibliográfico” destaca-se a obra “Panorama do mercado de trabalho no Brasil” recém lançada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE) e organizada por Regis Bonelli e Fernando Veloso, ambos do IBRE.

Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Editora Adjunta

Declínio da construção civil impacta negativamente o mercado de trabalho maranhense a partir de 2011

Neste número n. 4 (2014) do Boletim do Observatório Social e do Trabalho, intitulado "Declínio da construção civil impacta negativamente o mercado de trabalho maranhense a partir de 2011".

Qualificação Profissional e Mercado de Trabalho no Maranhão

Entrevista realizada com o Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)/Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Marco Antonio Moura da Silva.

I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana

O Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Linha de pesquisa: Marxismo, Educação e Luta de Classes) e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (Linha de pesquisa: Marxismo e Formação do Educador) promoverão, no período de 08 a 11 de outubro de 2014, na cidade de Fortaleza, o I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana que terá como tema central: “Marxismo, Educação e Luta de Classes: desafios históricos e urgências contemporâneas”.

Publicação do livro “Panorama do mercado de trabalho no Brasil”

Em 15 de setembro de 2014, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV) lançou o livro “Panorama do mercado de trabalho no Brasil”, organizado por Regis Bonelli e Fernando Veloso.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 3, nº 4 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA