A questão da vulnerabilidade social no Brasil, com ênfase na particularidade do Maranhão, é o tema disponibilizado ao público nesta edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho. É temática analisada com base em dados apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no, recentemente publicado, Atlas da Vulnerabilidade Social do Brasil. O tema em discussão remete, de um lado, à reflexão acerca da diversidade de explicações que comporta, de outro lado, à força da interpretação da realidade que possibilita. Nesse sentido, situações entendidas como de vulnerabilidade carecem de ser reconhecidas, compreendidas e combatidas. Para isso, serve a criação de instrumentos como o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Na seção Em Foco, o IVS construído pelo IPEA serve de suporte para a análise situação do Maranhão, em confronto com a do Brasil e das grandes regiões, considerando os subíndices infraestrutura urbana, capital humano, renda e trabalho. Na seção Atualidades é apresentada uma entrevista feita, por via eletrônica, com Marco Aurélio Costa, Diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do IPEA. O tema central considerado nessa entrevista é o significado do IVS, sua distinção dos demais índices já existentes e sua aplicabilidade para explicar a realidade brasileira. Na seção Eventos, abre-se um destaque para o I Simpósio Internacional Estado, Sociedade e Políticas Públicas, a ser realizado de 05 a 08 de abril de 2016, na Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras em Teresina e se propõe a divulgar e discutir resultados de pesquisas no campo das Políticas Públicas e suas interfaces com o Estado, a Cultura e a Sociedade. Ao final, na seção Informe Bibliográfico, indica-se o exame do livro Vulnerabilidades Sociais e Direitos Humanos de Amini Haddad Campos publicado pela Editora Juruá em 2015. O texto resulta de estudos e pesquisas realizadas pelo Núcleo de Pesquisa Vulnerabilidades, Direito e Gênero da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Enfim, os leitores que navegam nesse site, são chamados à apreciação do importante material disponibilizado nessa edição do Boletim Social e do Trabalho.

 

Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Editora Adjunta

Vulnerabilidade social em foco

Nesta seção, reflete-se sobre a questão da vulnerabilidade social no Maranhão com base em dados apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no, recentemente publicado, Atlas da Vulnerabilidade Social do Brasil.

Vulnerabilidade social e pobreza

Entrevista realizada pela Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa com o economista, doutor Marco Aurélio Costa.

I Simpósio Internacional Estado, Sociedade e Políticas Públicas

O I Simpósio Internacional Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP) a ser realizado de 05 a 08 de abril de 2016, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Centro de Ciências Humanas e Letras em Teresina e se propõe a divulgar e discutir resultados de pesquisas no campo das Políticas Públicas e suas interfaces com o Estado, a Cultura e a Sociedade.

Editora Juruá sobre a questão das Vulnerabilidades Sociais e Direitos Humanos

A Editora Juruá, de Curitiba, lançou, em 2015, o livro denominado Vulnerabilidades Sociais e Direitos Humanos de autoria da Juíza Federal e Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Amini Haddad Campos.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 5, nº 1 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA