A presente edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho enfoca a atual conjuntura brasileira notabilizada por trazer à tona uma crise política que, associada à crise estrutural do capital, agudiza expressões da questão social no país. A particularidade dessa conjugação de crises é expressa pela institucionalização de retrocessos que já vinham sendo configurados desde meados dos anos 2000, especialmente os que se relacionam ao campo dos direitos historicamente conquistados. Desse modo, na seção “Em Foco” procura-se demonstrar esse movimento, ao destacar os principais gastos do Governo Federal, por funções orçamentárias selecionadas e, particularmente, a quantidade de benefícios da Previdência Social cessados desde 2010. No campo denominado “Atualidades” essa discussão é reforçada em entrevista realizada com Evilásio Salvador, Professor Doutor da Universidade de Brasília (UNB), ao tratar da temática da Seguridade Social e seus dilemas. Na seção “Informes Bibliográficos”, no contexto da virtuosa bibliografia disponível sobre a temática do Boletim, chama-se a atenção dos leitores para a publicação “A Democracia Impedida - o Brasil no Século XXI" (Fundação Getúçio Vargas - FGV, 2017), do professor Wanderley Guilherme dos Santos que analisa as raízes das crises institucional e social enfrentadas hoje no país. Na parte denominada “Eventos”, destaca-se o VI Seminário Internacional de Política Social, com o tema, “Que política Social para qual emancipação?”, a ser realizado na UNB (Brasília, DF), no período de 11 a 14 de setembro de 2017.

 

Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa

Editora Adjunta

Conjuntura social brasileira: crise e retrocessos

A atual conjuntura política brasileira é fruto de longo processo de marchas e contramarchas que conduziu ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff e à ascensão de seu vice, Michel Temer, à Presidência da República, em maio de 2016. Associada, à crise sistêmica vivenciada no âmbito do capitalismo, essa crise política tem como uma das suas expressões um movimento de retrocessos no sentido de desmonte de direitos sociais e trabalhistas historicamente conquistados no país.

Política pública de previdência social no Brasil: impasses contemporâneos

Entrevista realizada em 2 de setembro de 2016 pela Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa com o economista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da UnB, onde atua tanto na graduação em Serviço Social quanto no Programa de Pós-graduação em Política Social (Mestrado/Doutorado), o Prof. Dr. Evilásio Salvador.

VI Seminário Internacional de Política Social

No presente número do Boletim Social e do Trabalho, chama-se a atenção do leitor para um dos eventos relevantes a serem desenvolvidos em 2017 e que guarda relação com o tema enfocado nessa versão da publicação. Trata-se do VI Seminário Internacional de Política Social que se desenvolverá em torno do tema “Que política Social para qual emancipação?”

A democracia impedida: o Brasil no século XXI

“A democracia impedida: o Brasil no século XXI” é livro publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de autoria do professor Wanderley Guilherme dos Santos,  importante cientista político da atualidade. Trata-se de obra que reflete sobre as raízes da crise institucional e social enfrentadas no Brasil, como pode ser antecipado pela leitura do sumário da obra que consta de seis capítulos, além do Prefácio:

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 6, nº 3 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA