Esta edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho põe em relevo a dinâmica recente do mercado de trabalho no Maranhão, com ênfase na Região Metropolitana Grande São Luís, e as políticas públicas implementadas pelo atual governo do Estado com foco na melhoria do desempenho do mercado de trabalho maranhense. Assim sendo, aborda na sessão Em Foco indicadores relativos à taxa de desocupação, à distribuição da ocupação por grupamentos de atividade e por posição na ocupação e ao saldo líquido de emprego formal por setor de atividade. Na sessão Atualidades a temática de interesse desta edição é debatida mediante uma entrevista realizada com o Doutor Felipe Macedo de Holanda, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atual Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartografia (IMESC). A sessão Informe Bibliográfico chama a atenção do leitor para a recente publicação pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) do Texto para Discussão (TD), n. 2323: Diferenças de Remuneração entre Trabalhadores Sindicalizados e não Sindicalizados: evidências sobre o mercado de trabalho brasileiro,de autoria de André Gambier Campos e Ana Carolina Moura. A sessão Eventos destaca o V Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, que tendo como tema central Ecos de 1917: educação para emancipação humana, formação para o trabalho e as lutas sociais, será promovido pela Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR), em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Educação Profissional (NUPEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 09 a 11 de novembro de 2017, em Fortaleza-CE.
Boa leitura!
 
Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Editora Adjunta

O Maranhão e a Região Metropolitana Grande São Luís: dinâmica recente do mercado de trabalho

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Maranhão apresentou elevação da taxa de desocupação desde o primeiro trimestre de 2016, registrando a primeira queda no 2º trimestre de 2017 quando atingiu 14,6%.

Dinâmica recente do mercado de trabalho e políticas públicas de emprego e renda no Estado do Maranhão

Entrevista realizada pela Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Limacom o Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e Professor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Prof. DrFelipe Macedo de Holanda.

V Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores: ecos de 1917: educação para emancipação humana, formação para o trabalho e as lutas sociais

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR), em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Educação Profissional (NUPEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE e com o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), promoverá no período de 09 a 11 de novembro de 2017, em Fortaleza-CE, o V Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, com a finalidade de contribuir com o debate em torno da escola que se tem e a que se quer nos seus diversos modos de formação ofertados à sociedade em geral e em especial aos trabalhadores.

TD 2323 - Diferenças de Remuneração entre Trabalhadores Sindicalizados e não Sindicalizados: evidências sobre o mercado de trabalho brasileiro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) publicou recentemente o trabalho Texto para Discussão (TD), n. 2323, intitulado Diferenças de Remuneração entre Trabalhadores Sindicalizados e não Sindicalizados: evidências sobre o mercado de trabalho brasileiro, de autoria de André Gambier Campos e Ana Carolina Moura, o qual apresenta novas evidências sobre as diferenças de remuneração entre trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados no Brasil.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 6, nº 4 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA