Na presente edição do Boletim Periódico do Observatório Social e do Trabalho - ano 6 (2017) - n. 5, o Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP) tem o prazer de expor à análise dos leitores o tema Violência letal no Brasil e no Maranhão. Nas diversas seções, dados e informações são apresentados com o propósito de ajudar a adensar o debate sobre a incidência da violência letal no país, entendido como problema histórico e conexo a outras questões de diferentes matizes, destacando, entre elas, o avanço do pensamento conservador que dissemina, com o apoio da mídia, a ideia de uma sociabilidade regida pela violência, incentivando a resolução dos problemas sociais mediante a constituição de novas formas de violência. Na seção Em Foco, com base no documento Atlas da Violência 2017, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são apresentados dados e informações que demonstram o crescimento dessa refração da questão social, considerando o período de 2005 a 2015. Na seção Atualidades consta a entrevista denominada Sobre a questão da violência feita com o professor Wagner Cabral, mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), docente vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenador do monitoramento sobre violência, segurança pública e direitos humanos da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) que aprofunda o debate sobre o tema, destacando a realidade do Maranhão e de São Luís. Na seção Eventos, o leitor é informado sobre o Seminário Internacional Brasil-União Europeia no enfrentamento da violência doméstica que será sediado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, DF, no dia 22 de novembro, às 9 horas. Finalmente, na seção, Informe Bibliográfico indica-se o livro de Slavoj Žižek, em edição e 2007. No texto, ao tratar do “[...] fenômeno moderno da violência, entre as explosões contraditórias das ruas e a opressão silenciosa de nosso sistema político e econômico” o autor reflete se o desenvolvimento do capitalismo e da própria civilização causa mais violência do que é capaz de prevenir.
Enfim, espera-se que o material disponibilizado nessa edição do Boletim Social e do Trabalho contribua para a reflexão e debate sobre questões afeitas à realidade atual do Maranhão e do Brasil.
 
Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Editora Adjunta

Violência letal no Brasil e no Maranhão- 2005-2015

Na presente seção discute-se a questão da violência letal no Brasil, destacando a particularidade do Maranhão, a partir de dados publicados no Atlas da Violência 2017, elaborado por Daniel Cerqueira, Renato Sergio de Lima Samira Bueno, Luís Iván Valencia, Olaya Hanashiro, Pedro Henrique G. Machado e Adriana dos Santos Lima e publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Sobre a questão da violência

Entrevista realizada em 06 de novembro de 2017 pela Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousacom o Professor de História da Universidade Federal de Maranhão (UFMA) e Coordenador do monitoramento sobre violência, segurança pública e direitos humanos da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), o Prof. Wagner Cabral.

Violência

O livro Violência de autoria de Slavoj Žižek trata sobre o fenômeno moderno da violência, entre as explosões contraditórias das ruas e a opressão silenciosa de nosso sistema político e econômico. O desenvolvimento do capitalismo e da própria civilização causa mais violência do que é capaz de prevenir?

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 6, nº 5 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 12, nº 2 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA