A presente Edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho objetiva discutir a tendência de desestruturação do mercado de trabalho brasileiro, evidenciada a partir de 2015 e manifestada de forma mais acentuada na Região Nordeste no estado do Maranhão, comparativamente ao conjunto do Brasil. Assim sendo, na sessão “Em Foco”, analisam-se as causas desta performance tão mais negativa do mercado de trabalho regional e estadual, através da desagregação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNADc, segundo o Grupamento de atividadesa Posição na ocupação e a categoria do emprego no trabalho principal. Esta temática é aprofundada na sessão “Atualidades”, a partir de Entrevista realizada pelo Prof. Dr. Felipe de Holanda, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão e pesquisador do GAEPP, com os Professores Doutores Leonardo Guimarães Neto e Sebastião Jorge Jatobá, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Na sessão “Eventos”, destaca-se a IX Jornada Internacional de Políticas Públicas a realizar-se entre os dias 20 e 23 de agosto de 2019 na Cidade Universitária Dom Delgado, na UFMA. Por último, a sessão “Informe Bibliográfico” chama a atenção para o recente lançamento, pela Editora Boitempo, da obra “A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo”, de autoria do historiador Marcelo Badaró Mattos.

Boa Leitura!

Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Editora Adjunta

INTENSA DESESTRUTURAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO NO PERÍODO PÓS-2015: um destaque para a situação do Nordeste e do Maranhão

Os dados relativos à estrutura ocupacional brasileira, divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, (primeiro trimestre de 2015 e de 2019) a PNADc/IBGE, evidenciam um agravamento das desigualdades regionais, em contraste com o observado na primeira década do século.

ENTREVISTA REALIZADA PELO PROF. DR. FELIPE DE HOLANDA COM OS PROFESSORES DOUTORES LEONARDO GUIMARÃES NETO E SEBASTIÃO JORGE JATOBÁ

Leonardo Guimarães escreveu um artigo, em 2012, publicado na Revista do BNDES, no qual apontava um processo de estruturação no mercado de trabalho nordestino, na primeira década do século, com crescimento do emprego formal e dos rendimentos significativamente acima do nível nacional. A partir de 2012, mas principalmente a partir de 2015, podemos observar em todas regiões brasileiras a redução do peso do emprego formal.

IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP)

Será realizada no período de 20 a 23 de agosto de 2019, na Cidade Universitária Dom Delgado, na Universidade Federal do Maranhão, a IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP) promovida a cada dois anos pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas com o propósito estratégico de estimular a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos e favorecer a troca de experiências entre instituições e pesquisadores da área das políticas públicas, em âmbito nacional e internacional.

A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo

Em A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo, o historiador Marcelo Badaró contribui para os estudos do trabalho ao combinar uma síntese da elaboração de Marx e Engels sobre a classe trabalhadora com o debate sobre o perfil atual do proletariado no Brasil e no mundo. Embasado em análises sociológicas e historiográficas sobre a formação, a composição e o papel da classe como sujeito histórico-social, o autor recupera o conceito de classe trabalhadora e mostra suas origens e seus movimentos, apresentando também um panorama de algumas de suas principais tendências hoje.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 8, nº 3 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA