A segunda edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho oferece à comunidade acadêmica e à sociedade uma reflexão sobre a questão da pobreza e as estratégias utilizadas para seu enfrentamento. Na sessão “Em Foco”, com base em dados do Censo do IBGE 2010 e estimativas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011, é feita uma configuração sobre a situação da pobreza no Maranhão. Na sessão “Atualidades” apresenta-se uma entrevista com a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, que é assistente social e doutora em Ciências Sociais. Na entrevista, a Secretária fala sobre as características da pobreza brasileira atual, sobre as ações mais importantes do governo nesse campo, bem como sobre seus impactos. Na sessão “Eventos”, destaca-se um informe sobre o lançamento do Plano para Superação da Pobreza Extrema no Maranhão e do Programa Viva Oportunidades. Na a sessão, “Informe Bibliográfico”, traz elementos sobre a construção do Índice de Pobreza Municipal para o Maranhão (IPMM), exposta na dissertação de Talita de Sousa Nascimento intitulada “Uma Análise Multidimensional da Pobreza no Estado do Maranhão nos Anos 2000 e 2010” a ser apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/UFMA em maio de 2013.

Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa

Editora Adjunta

Neste número 2 do Boletim do Observatório Social e do Trabalho é abordada a questão da pobreza no Maranhão, tomando como referência os dados do Censo 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011. É abordada também a prevalência dada, nos últimos governos, aos Programas de Transferência de Renda para combater a pobreza no Brasil e no Maranhão.

ENTREVISTA COM DENISE COLIN - características da pobreza no Brasil e ações governamentais direcionadas ao seu combate

Em entrevista realizada pela Profa Dra. Maria Carmelita Yazbek da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a Dra. Denise Colin, Assistente Social, Mestre e Doutora em Sociologia e Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), fala sobre as características da pobreza brasileira na atualidade e as ações e impactos do Plano Brasil Sem Miséria.

Sobre o Plano de Superação da Extrema Pobreza no Maranhão

No mês de novembro de 2012, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), apresentou ao público o Plano Estadual de Superação da Extrema Pobreza no Maranhão e o Programa Viva Oportunidades.
O Programa estadual é uma das expressões do “Plano Brasil sem Miséria”, do Governo Federal e tem como propósito: promover a inclusão social por meio de oportunidades de capacitação, acesso ao crédito, além da transferência de renda para a população que vive em condições de extrema pobreza no Estado.

Dissertação do PPGPP elabora um Índice de Pobreza para os Municípios do Maranhão

A aluna do Mestrado em Politicas Públicas da UFMA, Talita de Sousa Nascimento, elaborou um índice sintético da Pobreza para o Estado do Maranhão e para os seus 217 municípios, denominado Índice de Pobreza Municipal para o Maranhão (IPMM). O IPMM foi inspirado no Índice de Pobreza Familiar (IPF) elaborado por Barros et al (2006).

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 2, nº 1: Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA