A décima segunda edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho retoma o tema da pobreza e dos desafios governamentais voltados para o combate a essa refração da questão social no estado do Maranhão. Baliza-se em dados e informações que deram suporte à formulação do Plano de Ação “Mais IDH”, principal proposta do atual Governo nesse campo e que congrega medidas voltadas para combater a extrema pobreza e as desigualdades sociais nesse estado da Federação. Na seção “Em foco”, são apresentados os dados elucidativos da realidade de pobreza no Maranhão e os indicadores representativos da situação dos municípios maranhenses a serem beneficiados inicialmente com as ações previstas no Plano em pauta. Na seção “Atualidades,” apresenta-se uma entrevista concedida, por e-mail, pelo Govenador do Maranhão, Flávio Dino, a MSC, Talita de Sousa Nascimento, técnica do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e membro do Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e das Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP), com a intermediação da Assessora Especial do Governador, Assistente Social, Margarete Cutrim. Na visão do entrevistado, é preciso conjugar PIB e IDH de modo a que o desenvolvimento se efetive tendo como escopo a transformação da vida das pessoas. É nesse sentido que o Plano de Ação “Mais IDH” tem como marco inicial a articulação de “13 iniciativas de diversas secretarias com foco nos 30 municípios com menor IDH do Estado”. Na coluna “Eventos”, é feito informe conciso sobre dois eventos construídos com o propósito de divulgar e debater o Plano de Ação “Mais IDH’: o Painel “Pobreza e Políticas Públicas promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, em 23 de março de 2015, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e o Seminário Nacional “O Plano Mais IDH e o Desenvolvimento Territorial do Maranhão promovido pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). Na última seção, “Informe Bibliográfico”, indica-se como sugestão a leitura o texto elaborado pelo IMESC denominado “Plano de Ação Mais IDH: Diagnóstico Preliminar, disponível para download na página desse Instituto (http://www.imesc.ma.gov.br). Enfim, convidamos os leitores que navegam nessa página, ao exame e reflexão do relevante material sistematizado nessa edição do Boletim Social e do Trabalho.

Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa - Editora Adjunta

Apoio: Profa. Dra. Maria Eunice Ferreira Damasceno Pereira (Pesquisadora do GAEPP)

Plano de ações Mais IDH: uma estratégia de enfrentamento da pobreza no Maranhão?

Nesta seção discute-se o Plano de Ações MAIS IDH, formulado pelo atual Governo do Maranhão como uma estratégia desafiadora para enfrentar a pobreza nessa unidade federativa.

O Plano de Ações Mais IDH como estratégia para combate à pobreza no Maranhão

Entrevista realizada por Talita Nascimento com o Governador do Maranhão, Flávio Dino, sobre o Plano de Ações Mais IDH, como uma estratégia de combate à pobreza nesse Estado.

Painel “Pobreza e Políticas Públicas” e Seminário Nacional “O Plano Mais IDH e o Desenvolvimento Territorial do Maranhão”

Como parte das medidas relacionadas ao lançamento do Plano de Ação ‘Mais IDH’ destacam-se, nesse número do Boletim, dois eventos importantes:

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 4, nº 2 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA