O GAEPP tem o prazer de publicar mais esta edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho, tendo o Trabalho como eixo temático de interesse. O conteúdo deste número compreende, na sessão “Em foco”, uma análise acerca dos rebatimentos do aprofundamento da atual crise política e econômica vivenciada pela sociedade brasileira sobre o mercado de trabalho no Maranhão em comparação com o conjunto do Brasil, tomando como referência os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na sessão “Atualidades", apresenta-se uma entrevista, realizada por esta editora com o professor do Departamento de Economia da UFMA, Felipe Macedo de Holanda, Doutorando em Políticas Públicas pela UFMA e atualmente Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Tal entrevista contempla a opinião do entrevistado em relação à atual crise política e econômica brasileira e suas repercussões sobre o mercado de trabalho maranhense e brasileiro, bem como as principais oportunidades e desafios vislumbrados para a melhoria do desempenho do Estado do Maranhão em termos da sua capacidade de geração de emprego e renda. Na sessão “Eventos”, chama-se a atenção para o “XXI Encontro Nacional de Economia Política: a economia política da recessão” a ser promovido pela Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), no período de 31/05 a 03/06 na Universidade Federal do ABC-SP. Por último, a sessão "Informe Bibliográfico" confere um destaque especial ao livro intitulado “A legalização da classe operária”, do autor francês Bernard Edelman, recém publicado em português pela Editora Boitempo.
Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Editora Adjunta

Crise e mercado de trabalho no Maranhão x Brasil: o que apontam os últimos dados do CAGED e da PNAD-Contínua?

Esta edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho objetiva dar continuidade à discussão sobre a evolução mais recente dos principais indicadores do mercado de trabalho diante da atual crise política e econômica brasileira, com destaque à geração de empregos formais, à taxa de desocupação e ao rendimento médio mensal, tomando-se como referência os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua).

Crise e mercado de trabalho no Maranhão x Brasil

Entrevista realizada pela Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Limacom o Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), o Prof. Felipe Macedo de Holanda.

XXI Encontro Nacional de Economia Política: a economia política da recessão

A Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) promoverá, no período de 31/05 a 03/06/2016, na Universidade Federal do ABC, SP, Campus São Bernardo do Campo, o XXI Encontro Nacional de Economia Política (XXI ENEP).

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 5, nº 2 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA