O GAEPP tem o prazer de publicar mais esta edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho, tendo o Trabalho como eixo temático de interesse. O conteúdo deste número compreende, na sessão “Em foco”, uma análise acerca da estrutura do mercado de trabalho dos municípios maranhenses contemplados pelo Plano Mais IDH, tendo como principal objetivo estabelecer algumas relações entre as características dos mercados de trabalho locais e a condição de pobreza e extrema pobreza que distingue os referidos municípios no contexto do estado do Maranhão. Na sessão “Atualidades", apresenta-se uma entrevista, realizada por esta editora com o Secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Participação Popular, Prof. Dr. Francisco Gonçalves, responsável pela coordenação executiva do Plano Mais IDH. Tal entrevista contempla a opinião do entrevistado em relação aos principais entraves e desafios para a geração de trabalho e renda nos municípios de abrangência do referido Plano na perspectiva de superação da situação de pobreza e extrema pobreza que os caracteriza. Na sessão “Eventos”, chama-se a atenção para o XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), a ser promovido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), no período de 04 a 09/12/2016, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Por último, a sessão "Informe Bibliográfico" confere um destaque especial ao livro intitulado “Gênero e trabalho no Brasil e na França: perspectivas interseccionais” publicado no âmbito da Coleção Mundo do Trabalho como fruto do intercâmbio científico entre França e Brasil e organizado por uma equipe interdisciplinar liderada pelas pesquisadoras Alice Rangel de Paiva Abreu, Helena Hirata e Maria Rosa Lombardi.

 

Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Editora Adjunta

O que apontam os dados do mercado de trabalho dos trinta municípios do Mais IDH

No dia 2 de janeiro de 2015, o Governo do Estado do Maranhão lançou o Plano Mais IDH com a finalidade de enfrentar a extrema pobreza no Maranhão, priorizando, inicialmente, os 30 municípios mais pobres do Estado. Para tanto, utilizou como parâmetro para a escolha de tais municípios, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o qual compreende três dimensões: Saúde, Educação e Renda.

Estrutura do mercado de trabalho dos municípios integrantes do Plano Mais IDH

Entrevista realizada pela Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima com o Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Prof. Dr. Francisco Gonçalves da Conceição.

XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (XV ENPESS)

Com o grande tema "20 anos de diretrizes curriculares, 70 de ABEPSS e 80 de Serviço Social no Brasil. Formação e Trabalho profissional - reafirmando as diretrizes curriculares da ABEPSS”, a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), promoverá o XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (XV ENPESS), a ser realizado no período de 04 a 09 de dezembro de 2016, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.

Livro: Gênero e trabalho no Brasil e na França: perspectivas interseccionais

Capitalismo, machismo e racismo andam de mãos dadas, tanto no centro quanto na periferia do sistema. É na difícil e incontornável tarefa de captar as articulações entre essas opressões cruzadas que Gênero e trabalho no Brasil e na França: perspectivas interseccionais oferece uma contribuição fundamental.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 5, nº 4 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA