A presente edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho toma como suporte o fim do ciclo anual da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD) iniciado em 1967 para refletir sobre a realidade atual do Maranhão, particularmente sobre sua situação histórica de pobreza e desigualdade social. Para tanto, na seção “Em foco”, com o título “Um retrato do Maranhão nos últimos 15 anos”, são apresentados dados elucidativos da evolução dos indicadores demografia, pobreza, saneamento básico e educação nesse estado, em comparação com o Nordeste e o Brasil.
Na seção “Atualidades”, apresenta-se uma entrevista concedida por e-mail, pelo Professor, Tecnologista de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE e Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Maranhão, Marcelo Virgínio Melo, às professoras do Departamento de Serviço Social da UFMA e pesquisadoras do Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e das Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP), Annova Miriam Carneiro e Cleonice Correia Araújo. Na visão do entrevistado, de um lado, o Maranhão assusta porque o percentual de pobres aqui “[...] é quase três vezes maior que o do Brasil.” Por outro lado, encontrar caminhos para mudar esse quadro é um grande desafio para a sociedade e para a gestão pública atual e na próxima década.
Na seção “Eventos” encontram-se informes sobre: a) o Seminário Território e Desenvolvimento no Maranhão, que aconteceu em 30 de novembro de 2016 no prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico de São Luís. Neste evento foram tratadas formas de combate à pobreza, rumos e perspectivas da produção econômica, além de caminhos e possibilidades da gestão urbana e ambiental no Maranhão; b) o 5º Encontro Internacional de Política Social/12º Encontro Nacional de Política Social que será realizado entre os dias 05 e 08 de junho de 2017, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) com o tema "Restauração conservadora e novas formas de resistência”, com inscrições abertas aos interessados.
Na seção final denominada “Informe Bibliográfico”, sugere-se a leitura da Coletânea “Lei Nacional de Saneamento Básico: perspectivas para as políticas e a gestão dos serviços públicos” que reflete justamente sobre um dos relevantes indicadores tratados no retrato construído sobre o Maranhão no presente Boletim, que é o saneamento básico.
Por fim, convidamos os leitores que navegam nessa página ao exame e divulgação do material sistematizado nessa edição do Boletim Social e do Trabalho.
Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Editora Adjunta
 

Um retrato do Maranhão nos últimos 15 anos

A Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) encerra, com dados referentes a 2015, um ciclo iniciado em 1967, com pesquisas anuais. A partir de 2017, a síntese de indicadores terá como fonte a PNAD Contínua, com periodicidade trimestral. (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOFRAFIA E ESTATÍSTICA, 2016b). No contexto dessa mudança de rumo, o presente Boletim Periódico - Ano 6 (2017) - n. 1 apresenta uma análise da evolução socioeconômica do Maranhão, em comparação com o Brasil e o Nordeste, utilizando indicadores selecionados, a partir da PNAD nas áreas de demografia, pobreza, saneamento básico e educação e considerando como recorte os anos 2001-2015.

A questão da pobreza e os estudos apresentados pela última PNAD anual

Entrevista realizada pelas Profas. Dras. Annova Miriam Ferreira Carneiro e Cleonice Correia Araújo com o Chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão, Prof. Mst. Marcelo Virgínio de Melo.

O Seminário Território e Desenvolvimento no Maranhão e 5º Encontro Internacional de Política Social/12º Encontro Nacional de Política Social

No presente número do Boletim Social e do Trabalho apresentam-se dois eventos relevantes:
O primeiro, de caráter local foi realizado em 30 de novembro de 2016 sob a coordenação do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Trata-se do Seminário Território e Desenvolvimento no Maranhão, no qual foram debatidos temas como a questão da pobreza, seu conteúdo como as formas engendradas para seu combate; rumos e perspectivas da produção econômica do Maranhão, além de caminhos e possibilidades da gestão urbana e ambiental nesse estado da Federação.

Livro: Lei Nacional de Saneamento Básico: perspectivas para as políticas e a gestão dos serviços públicos

A Coletânea “Lei Nacional de Saneamento Básico: perspectivas para as políticas e a gestão dos serviços públicos” é composta por três livros, constituídos por artigos de autoria de pesquisadores e especialistas convidados pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), que realizam estudos e pesquisas sobre o cenário do Saneamento Básico, no Brasil.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 6, nº 1 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA