Na presente edição do Boletim Periódico do Observatório Social e do Trabalho – Ano 7 (2018) - n. 2, o Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP) traz ao público o tema: “AGRAVAMENTO DE VELHAS QUESTÕES: pobreza, desigualdade e o papel dos Programas de Transferência de Renda no Brasil e no Maranhão”. Nas diferentes seções do Boletim são apresentados dados e informações com o escopo de adensar o debate sobre a matéria em foco. Parte-se da perspectiva de que, no Brasil, a implantação dos Programas de Transferência de Renda (PTR) relaciona-se com a necessidade de enfrentamento emergencial da pobreza absoluta já que o país não foi capaz, até aqui, de universalizar a proteção social, como seria esperado. Nesse sentido, a partir da década de 1990, em contexto marcado pela adoção de medidas neoliberais, esses programas passaram a se disseminar. Na seção Atualidades, a entrevistada dessa edição, Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, reflete sobre o tema a partir de questões elaboradas pelas professoras doutoras Annova Carneiro e Cleonice Araújo da Universidade Federal do Maranhão. Para a entrevistada, as explicações para o crescimento da pobreza devem ser “buscadas nas particulares condições do desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo no país”. E, no contexto atual, “o trabalho protegido tem sido destituído de sua potência protetiva, o que explica que um número crescente de trabalhadores demande proteção social pública na forma de serviços e benefícios assistenciais”. Na seção Evento informa-se a realização do Seminário de Pesquisa em Políticas Públicas, no período de 21 a 22 de agosto de 2018, em São Luís - MA que conta com a participação do Prof. Dr. DAVID HARVEY (City University of New York) na Conferência de Encerramento denominada: “CRISE DA URBANIZAÇÃO PLANETÁRIA”. Também do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (XVI ENPESS) com o tema: “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”, na cidade de Vitória (ES), no período de 2 a 7 de dezembro de 2018. Como Informe Bibliográfico sugere-se a leitura do Relatório, publicado no final de 2017, pela OXFAM Brasil denominado “A distância que nos une: um retrato das desigualdades sociais brasileiras”.

Espera-se que a leitura do material apresentado na presente edição do Boletim Social e do Trabalho colabore para a reflexão e debate sobre o tema da pobreza e dos Programas de Transferência de Renda no Brasil e no Maranhão.

Boa leitura!

 

Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa

Editora Adjunta

AGRAVAMENTO DE VELHAS QUESTÕES: pobreza, desigualdade e o papel dos Programas de Transferência de Renda no Brasil e no Maranhão

A presente edição do Boletim Periódico do Observatório Social e do Trabalho - Eixo Pobreza trata da relevância dos Programas de Transferência de Renda, tendo em vista o agravamento da pobreza e da desigualdade no Brasil e no Maranhão e os retrocessos do Sistema de Proteção Social Brasileiro, a partir de 2016.

Programas sociais e aumento da extrema pobreza no Brasilatualidade1

Entrevista realizada, com Maria Carmelita Yazbek, Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

-SEMINÁRIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas-UFMA, através do seu Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas – NUPPP. O evento será realizado no período de 21 a 22 de agosto de 2018, na cidade de São Luís- Ma. Conta com a participação do Prof. Dr. DAVID HARVEY (City University of New York) que ministrará, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, a Conferência de Encerramento denominada: “CRISE DA URBANIZAÇÃO PLANETÁRIA”.

A distância que nos une

O texto sugerido para leitura na presente edição do Boletim Social e do Trabalho- Eixo Pobreza é o Relatório publicado pela OXFAM em elaborado por Rafael Georges e coordenado por Katia Maia. Denomina-se “A distância que nos une: um retrato das desigualdades sociais brasileiras.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 7, nº 2 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA