A presente edição do Boletim Periódico do Observatório Social e do Trabalho tem como objeto de discussão a desestruturação do mercado de trabalho na Grande São Luís, no período pós 2015, e os desafios daí decorrentes no atual contexto de enfrentamento à pandemia do covid-19. Assim sendo, na sessão “Em Foco”, realiza-se uma avaliação das mudanças na estrutura ocupacional da Grande São Luís, no período entre os últimos trimestres de 2014 e de 2019, em comparação com o conjunto do Brasil, com o Estado do Maranhão e com a média das vinte maiores regiões metropolitanas do país. Dessa forma, busca-se alertar para o fato de que, desde 2015, um contingente expressivo de trabalhadores informais de baixa renda, na Grande São Luís foram se tornando crescentemente invisíveis problematizando a capilarização dos recursos de auxílio financeiro necessários para fazer frente à brusca queda ou desaparecimento de renda após a implantação das medidas de isolamento social, como estratégia de combate ao Covid-19. Na sessão “Atualidades”, apresenta-se uma entrevista realizada pelo Professor Doutor Felipe de Holanda, pesquisador deste Observatório, com a Assessora da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís e Coordenadora do Departamento de Informação e Inteligência Econômica, Laura Carneiro, e com o Assistente-Técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís e do Departamento de Informação e Inteligência Econômica, Wilson França Ribeiro Filho, tendo como tema a atuação da Prefeitura Municipal de São Luís face à desestruturação do mercado de trabalho ludovicense em tempos de pandemia do novo corona vírus. Na sessão “Informe Bibliográfico”, destaca-se a obra “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil v. IV”, coletânea organizada pelo sociólogo e professor da Unicamp Ricardo Antunes e publicada pela Editora Boitempo. Finalmente, na sessão Eventos, chama-se a atenção para III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: "Para onde vai a Educação? - Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina" a realizar-se entre os dias 14 e 18 de setembro de 2020, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), na cidade de Niterói, Campus Gragoatá.

Boa Leitura!

Profª Drª Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Editora Adjunta

DESESTRUTURAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO NA GRANDE SÃO LUÍS NO PERÍODO PÓS 2015 E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO COVID-19

Nesta edição do Boletim Periódico do Observatório Social e do Trabalho, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADc/IBGE e também em alguns dados do Sistema Relação de Informações Sociais - RAIS (Ministério da Economia), realiza-se uma avaliação das mudanças na estrutura ocupacional da Grande São Luís[1], no período entre os últimos trimestres de 2014 e de 2019. Tais mudanças são confrontadas com o que ocorreu, no mesmo período, nos planos nacional e estadual e também no conjunto das vinte maiores regiões metropolitanas do Brasil, segundo a metodologia da PNADc. Tomando-se os principais aspectos levantados, relacionados com o processo de desestruturação do mercado de trabalho na Ilha de São Luís, busca-se alertar para o fato de que, desde 2015, um contingente expressivo de trabalhadores informais de baixa renda foram se tornando crescentemente invisíveis para os cadastros sociais, problematizando a capilarização dos recursos de auxílio financeiro necessários para fazer frente à brusca queda ou desaparecimento de renda após a implantação das medidas de isolamento social, como estratégia de combate ao Covid-19.

ATUAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS FACE À DESESTRUTURAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO LUDOVICENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS: Entrevista realizada por Felipe de Holanda[1] com Laura Carneiro[2] e Wilson França Ribeiro Filho[3] - DIIE-PMSLZ

 

[1] Economista, doutor em Políticas públicas, professor do Departamento de Economia da UFMA e pesquisador do GAEPP.

[2] Assessora da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís e Coordenadora do Departamento de Informação e Inteligência Econômica. Economista, Mestranda em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

[3] Assistente-Técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís e do Departamento de Informação e Inteligência Econômica. Economista, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a  Contribuição do Pensamento Crítico Latino-Americano (GPETED) e o Laboratório de História do Poder e das Ideologias (LAHISPI), com apoio e anuência da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense realizará o III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: "Para onde vai a Educação? - Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina"  entre os dias 14 e 18 de setembro de 2020, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), na cidade de Niterói, Campus Gragoatá. O Seminário tem como objetivo promover o debate em torno da realidade latino-americana, particularmente da brasileira, sob diferentes temáticas que serão abordadas por reconhecidos docentes-pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que se dividirão entre sete conferências ao longo da semana, bem como por outros tantos docentes e discentes nas sessões científicas, além de incorporar atividades culturais. Ao reunir pesquisadores-docentes das áreas de Antropologia, Ciência Política, Economia, Educação, Filosofia, História, Sociologia, o evento apresenta caráter interdisciplinar, oferecendo a oportunidade do exercício coletivo de produzir o conhecimento. Na área educacional, stricto sensu, ao envolver professores da educação básica, estudantes de ensino médio e técnico, particularmente aqueles envolvidos nos programas de difusão e popularização da ciência, graduandos das diferentes áreas do conhecimento, pós-graduandos, docentes-pesquisadores vinculados à diferentes linhas pesquisas, e outros profissionais da educação, este Seminário, tal como nas suas antecessoras edições, marca sua importância como espaço-tempo na perspectiva da formação plena dos sujeitos, ainda que nos limites da sociedade vigente. 

Link: https://www.even3.com.br/seminariogpeted2020/

Informação do site:

Em virtude da situação nacional ante o Corona Vírus - Covid 19, informamos o seguinte:

A Comissão Organizadora do III Seminário GPETED está atenta às recomendações do Ministério da Saúde e providências tomadas pela Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Educação, sede do nosso evento, sobre a pandemia. Neste sentido, aguardamos os acontecimentos dos próximas meses para dar uma posição sobre a manutenção do período de realização (de 14 a 18 de setembro) ou a necessidade de seu adiamento.

Quanto às inscrições, elas estão prorrogadas até 18 de maio para submissão de trabalhos, mantido, por ora, o prazo para os ouvintes até 10 de setembro.

Título: Riqueza e miséria do trabalho no Brasil IV

Autor: Ricardo Antunes

Coleção: Mundo do Trabalho

Editora: BOITEMPO

Lançamento: agosto/2019

Lançada em agosto de 2019, a obra “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil v. IV”, coletânea organizada pelo sociólogo e professor da Unicamp Ricardo Antunes e publicada pela Editora Boitempo, tem como objeto os novos desenhos das relações de trabalho. Os artigos reunidos, escritos por intelectuais como Ricardo Festi e Luci Praun, indagam sobre os rumos da nova morfologia do trabalho com as significativas transformações laborativas que caracterizam o capitalismo na era informacional-digital. Na primeira parte do livro, o principal elemento tematizado é o trabalhador digital (infoproletariado ou ciberproletariado), levando em conta a expropriação do tempo de trabalho e de vida por empresas globais e a explosão do trabalho intermitente (zero-hour contract). Já na segunda parte, os artigos direcionam-se para a particularidade brasileira: as relações de gênero e classe, os adoecimentos, os desafios para a juventude que trabalha e o mito do 'empreendedorismo'. Por fim, na terceira e última parte, as lutas de resistência são evidenciadas. As greves no contexto global e suas inter-relações com as distintas regiões e a experiência emblemática das fábricas ocupadas finalizam esta coletânea.

Link: https://www.boitempoeditorial.com.br/produto/riqueza-e-miseria-do-trabalho-no-brasil-iv-894

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 9, nº 1 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 9, nº 2 Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente (2)

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 9, nº 2 Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 10, nº 1 Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 10, nº 3 Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva


Editora Adjunta - Boletim Ano 10, nº 4 Profª Drª Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões


Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 11, nº 1 Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 11, nº 2 Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 11, nº 3 Profª Drª  Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA