imagem livro

Autor: Ricardo Antunes

Coleção: Mundo do trabalho

Editora: Boitempo

Lançamento: 2022

Número de páginas: 152

De que forma a pandemia agravou as já abissais desigualdades sociais no Brasil, na América Latina e no mundo? Como o capital se comporta diante de uma crise sanitária dessa magnitude? É possível afirmar que a brutal expansão da covid-19 tem preferência de classe, gênero, raça e etnia? Nesta obra, o professor de sociologia do trabalho Ricardo Antunes apresenta diversos textos escritos nos últimos anos que conceituam o atual estágio do desenvolvimento capitalista, em especial no que se refere aos novos modos de sujeição do trabalho. Seu foco principal é interpretar de que forma a pandemia e a gestão Jair Bolsonaro vêm determinar um capitalismo já em crise.

Antunes destrincha diversos temas como a relação da pandemia com as reformas trabalhistas feitas nas últimas décadas, o aumento do desemprego, a constante precarização do trabalho e o afrouxamento dos vínculos empregatícios. Retomando o léxico e uma série de descobertas expostos em seus livros anteriores, o autor nos oferece uma análise da conjuntura em que nos encontramos, com seus vieses de raça, classe, gênero etc., sob o pano de fundo de uma análise marxista dos rumos do capitalismo contemporâneo.

Escrito sob o calor dos fatos narrados, sem esconder a indignação crítica de que se alimenta, este livro é uma oportunidade de conhecer as grandes linhas do pensamento de um de nossos maiores intérpretes do mundo do trabalho, aplicado quase em tempo real a nosso sombrio dia a dia. No melhor estilo da prosa dialética, comparecem aqui os terríveis suplícios a que é submetida a classe trabalhadora contemporânea, mas também a visão de um futuro melhor que só pelas mãos dela pode ser construído. 

(Sinopse da plataforma da editora BoiTempo)

 

II Congresso de Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho

Data: 03/08 a 05/08 de 2022

Evento Online

O II Congresso de Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho busca dar continuidade aos trabalhos realizados no decorrer no primeiro evento. Retomando o que foi tratado na primeira edição, o cenário pandêmico provocado pelo novo Coronavírus (COVID19) afetou diversos setores da sociedade para além dos aspectos relacionados à saúde. O problema sanitário agravou-se e espalhou-se pelas periferias humanas, impactando drasticamente na camada que mais sofre e luta pela sobrevivência: os trabalhadores e trabalhadoras. Dessa forma, o II Congresso de Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho buscará, por meio de palestras, discussões e apresentações de trabalhos (artigos), debater as questões relacionadas à temática proposta, apontando pistas de superação para os problemas advindos desse momento de crise pelo qual todo o mundo passa. O evento contará com palestrantes convidados, referências em suas áreas de pesquisa, promovendo assim momentos de conectividade com estudiosos de diversas áreas e instituições. Será realizado online no período de 03/08 a 05/08 de 2022.

A chamada para submissão de trabalhos está aberta até o dia 20/07/2022, conforme o cronograma do evento.

Para maiores informações, consulte o link do site https://doity.com.br/ii-congresso-de-direitos-humanos-organizacoes-e-mundo-do-trabalho

COMPORTAMENTO RECENTE DO MERCADO DE TRABALHO: Maranhão versus Brasil

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), os dados mais recentes do mercado de trabalho brasileiro e maranhense apresentam sinais de recuperação após os resultados negativos de 2020, causados pela crise pandêmica. Para alguns indicadores essa recuperação reflete-se em patamares análogos ao cenário pré-pandemia. Essa trajetória pode ser vista analisando-se as evoluções da taxa de desemprego e da população ocupada.

De acordo com a PNAD Contínua (2022), no primeiro trimestre de 2022, a taxa de desemprego foi de 11,1%, em todo o território nacional, e de 12,9%, no Maranhão, ocorrendo quedas expressivas no comparativo interanual, que a faz retornar ao resultado do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia.

LEIA MAIS

QUEDA DO DESEMPREGO E PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO E MARANHENSE NO “PÓS-PANDEMIA”. Entrevista realizada pela Profª Drª Valéria Ferreira Santos de Almada Lima[1] com o Profº Drº Tadeu Gomes Teixeira[2]

Profª Drª  Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Segundo dados da PNAD contínua do primeiro trimestre de 2022, tanto no Brasil quanto no Maranhão, percebeu-se uma queda no desemprego acompanhada de um recuo do rendimento médio da população ocupada, no período de um ano. Na sua opinião, quais as perspectivas a curto prazo para o mercado de trabalho?

Profº Drº Tadeu Gomes Teixeira

A melhora dos indicadores do mercado de trabalho capta mais um movimento de retomada da atividade econômica no “pós-pandemia” do que uma mudança na atividade econômica no país e no estado. Demandas que estavam represadas por conta da pandemia passaram a contribuir para um maior consumo das famílias e empresas, repercutindo positivamente na absorção da força de trabalho.

LEIA MAIS

 

[1]  Valéria Ferreira Santos de Almada Lima é economista e doutora em Políticas Públicas pela UFMA. É pesquisadora do GAEPP onde Coordena o Projeto de Funcionamento de Observatório Social e do Trabalho: eixo do Trabalho. É pesquisadora, nível 2 do CNPq.

[2] Tadeu Gomes Teixeira é sociólogo e doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. É professor do Departamento de Contabilidade, Ciências Contábeis e Administração e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) da UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa Data Science, Gestão e Políticas Públicas (gppdeo.org) e foi coordenador técnico do Observatório do Mercado de Trabalho no Maranhão.

Esta edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho, centrada no eixo do Trabalho, tem como tema de discussão as mais recentes tendências de redução do desemprego e as perspectivas para o mercado de trabalho brasileiro e maranhense no contexto “pós-pandemia” Assim sendo, na sessão “Em Foco” dá um destaque especial à última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), cujos dados mais recentes do mercado de trabalho brasileiro e maranhense apontam para sinais de recuperação após os resultados negativos de 2020, causados pela crise pandêmica. Na sessão “Atualidades”, a temática é aprofundada mediante uma entrevista realizada por esta editora com o Professor Doutor Tadeu Gomes Teixeira, do Departamento de Contabilidade, Ciências Contábeis e Administração e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) da UFMA; coordenador do Grupo de Pesquisa Data Science, Gestão e Políticas Públicas (gppdeo.org) e ex-coordenador técnico do Observatório do Mercado de Trabalho no Maranhão. A sessão “Informe Bibliográfico” chama a atenção para a recém publicada obra Capitalismo Pandêmico de autoria de Ricardo Antunes, integrante da Coleção Mundo do Trabalho da Editora Boitempo. Finalmente, a sessão “Eventos”, traz informações sobre o II Congresso de Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho a ser promovido no período de 03 a 05 de agosto de 2022, na modalidade Remota

Boa leitura.

Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Editora Adjunta

expediente

Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta - Boletim Ano 11, nº 3 Profª Drª  Valéria Ferreira Santos de Almada Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Saulo Simões
Publicação bimensal
Os textos publicados são de responsabilidade dos autores.

© 2024 Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionada à Pobreza.
Todos os direitos reservados.
Av. dos Portugueses, 1966 Bacanga - CEP 65080-805 São Luís - MA