Na presente edição do Boletim Periódico do Observatório Social e do Trabalho, o Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP) traz para o debate público o tema: “O ANALFABETISMO COMO QUESTÃO NO BRASIL E NO MARANHÃO”. Com base em dados constantes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual, do segundo semestre de 2023, a seção EM FOCO tem suporte na ideia de que a instituição escolar, considerando sua proposta e sua atual forma de organização, ao contrário do esperado, ainda se constitui em importante barreira para a consolidação de mudanças capazes de reverter assimetrias históricas constituídas pela dinâmica das relações de classe no processo de formação da sociedade brasileira.
De fato, como é sabido, as políticas públicas desenvolvidas no campo da educação, em obediência à lógica do processo de acumulação, foram-se adensando no país com caráter dual: escolas de formação geral destinadas às futuras elites e escolas profissionais e profissionalizantes para os outros, aqueles de quem se espera o desenvolvimento de trabalhos menos qualificados. Além desses grupos, grande parte de brasileiros nem chega a alcançar a escola ou dela evade, desde cedo, por razões diversas, entre as quais: necessidade de adentrar o mercado de trabalho, infraestrutura ausente ou limitada das instituições escolares e projeto pedagógico inadequado às demandas atuais.
Na seção ATUALIDADES, a resenha elaborada. ora republicada[1], com o consentimento do autor, prof. Moacir Gadotti e da Comissão Editorial da Revista de Políticas Públicas, é denominada “Por que continuar lendo pedagogia do oprimido? Ao atualizar a polêmica levantada por Freire sobre a educação bancária, forma de suporte à consolidação das condições que dão suporte à manutenção do modo de produção capitalista, o autor aponta elementos importantes para entender e superar essa forma de educação.
Na seção INFORME BIBLIOGRÁFICO, sugere-se a leitura dos livros “Educação como prática da liberdade” de FREIRE, Paulo. São Paulo: Paz e Terra. 2019 e “Federalismo e financiamento da educação básica no Brasil” de CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues. Curitiba: Editora: Appris, 2019
E, na última seção, EVENTOS, informa-se e se convida os leitores a participarem do evento XI Jornada Internacional de Políticas Públicas (XI JOINPP), com o tema “Reificação capitalista e emancipação humana como necessidade histórica: formação da consciência de classe na luta de hegemonias - Cem anos de História e consciência de classe de Lukács”. Será desenvolvido, em forma presencial, na Cidade Universitária Dom Delgado, São Luís/MA – Brasil, no período de 19 a 22 de Setembro/2023
Enfim, espera-se que o material disponibilizado nessa edição do Boletim Informativo do Observatório Social e do Trabalho contribua para a reflexão e debate sobre questões afeitas à realidade atual da educação do Maranhão e do Brasil.
Boa leitura!
Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Editora Adjunta
[1] Do livro de FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. A resenha foi publicada na Edição: v. 16 n. 2 (2012) da Revista de Políticas Pública- POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: impasses e desafios contemporâneos.