Boletim Periódico - Ano 7 (2018) - N. 4 Tema Pobreza - AGENDA 2030 E A FALSA POSSIBILIDADE DE UMA IGUALDADE MUNDIAL

Categoria: Boletim do Observatório Social e do Trabalho

A presente edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho é referenciada no tema “Agenda 2030 e a falsa possibilidade de uma igualdade mundial”. Tal Agenda foi construída em 2015 por representantes de 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), agregando dezessete objetivos e cento e sessenta e nove metas sociais e ambientais voltadas para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos os cidadãos do planeta.

A seção Em Foco é consubstanciada com dados e informações relativas ao conteúdo da Agenda 2030 e sobre a particularidade brasileira e maranhense em relação à capacidade de cumprimento dos objetivos propostos nessa pauta de intenções.  De fato, o debate tensionado que se estabelece põe em relevo a profunda crise política, econômica e social no país que se vem afastando cada vez mais dos objetivos e metas estabelecidos pela ONU para 2030. Nesse contexto regressivo, o Maranhão cujo governo atual luta por manter os objetivos da Agenda, se depara com um conjunto de baixos e resistentes indicadores sociais que, em face de parâmetros internacionais, se tornam ainda mais graves refletindo obstáculos comuns a quase todos os Estados brasileiros.

Na seção Atualidades apresenta-se uma entrevista concedida por Patrícia Miranda Menezes, cofundadora da Rede ODS Brasil, funcionária Pública da Prefeitura de Barcarena/MA, onde ocupa o cargo de articuladora do Gabinete do Prefeito para a Agenda 2030 a Talita de Nascimento e Maria do Socorro Araújo. Para a entrevistada, “não há desenvolvimento sustentável sem a redução das desigualdades sociais”. A Agenda 2030 constitui-se, portanto, em desafio global, que precisa ser enfrentado localmente, sendo que os governos podem potencializar os resultados fomentando a participação social e a articulação institucional.

Na seção Eventos, foi apresentado o 2º Simpósio Mundial de Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade que ocorrerá no período de 01 a 03 de abril de 2019, em Curitiba/PR/Brasil e trata da ciência e da pesquisa em sustentabilidade.

Na seção Notícias foi destacado o XXII Encontro da Associação Nacional de Institutos de Pesquisa (ANIPES), com o tema "Novos horizontes para as Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística do Brasil". Este evento, realizado nos dias 7 a 9 de novembro de 2018, foi organizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (IMESC) e sediado na cidade São Luís, capital do Estado do Maranhão.

Por último, na seção Informe Bibliográfico, é indicada a publicação “Articulando os programas de governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elaborada em parceria entre a Rede ODS Brasil e a Prefeitura de Barcarena-PA, com apoio do Instituto Ethos, da Rede ODS Universidades, da Rede Brasil do Pacto Global e do Programa Cidades Sustentáveis.

Enfim, convidamos os leitores que navegam nesse site ao exame do importante material sistematizado e esperamos contribuir para estudos, pesquisas e debates sobre o campo temático tomado como referência.

Boa leitura.

Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa

Editora Adjunta

 

Boletim Periódico Ano 7 (2018) - N.4