Boletim Periódico - Ano 12 (2023) - Nº 1 Tema Pobreza - CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DA POPULAÇÃO NEGRA NO MARANHÃO

Categoria: Boletim do Observatório Social e do Trabalho

EDITORIAL

 

 

A presente edição do Boletim Social e do Trabalho- eixo Pobreza, busca refletir sobre um tema fundamental para compreender o cenário histórico contemporâneo, a questão da raça e do racismo.

No Brasil, a discriminação por raça incide mais fortemente sobre os descendentes diretos do povo negro e possui sua base no escravismo, que deu suporte ao processo de formação socioeconômica do país. Tal processo foi construído com violações contra esse povo expressas em jornadas de trabalho forçado e aplicação de castigos físicos, psicológicos e morais. A mudança formal institucionalizada, após a denominada abolição da escravatura, não incidiu sobre a essência das relações sociais. Desse modo, a imagem estigmatizada do ser negro como raça inferior foi transposta aos afrodescendentes.

Desse modo, na seção “Em foco”, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (IBGE, 2021) são apresentados dados que demonstram a incidência negativa dessa construção histórica sobre os denominados pretos e pardos. O entrevistado, Professor Doutor Carlos Benedito Rodrigues da Silva (seção “Atualidades”), em entrevista concedida ao então doutorando, Rosenverck Estrela Santos, enfatiza essa forma histórica de violência contra o povo negro discorrendo sobre racismo, a luta do movimento negro e as conquistas e desafios ainda necessários para se atingir a igualdade racial.

Nas duas secções seguintes são feitas indicações com vistas ao adensamento das reflexões. Na seção ‘Informe bibliográfico” sugere-se a leitura dos livros “O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado” de Abdias Nascimento, publicado pela Editora Perspectiva e “Como o Racismo criou o Brasil”, publicado pela Editora ‎ Estação Brasil, de Jessé de Souza Na seção “Eventos” sugere-se que os leitores assistam aos filmes: 1) “Medida Provisória”, filme brasileiro de ficção dirigido por Lázaro Ramos que trata da tentativa de reparação feita pelo governo brasileiro contra o passado escravocrata. Tal medida provoca reação no Congresso Nacional que, aprova medida, obrigando os cidadãos negros a se mudarem para a África na intenção de retomar as suas origens; 2) “Selma – Uma Luta Pela Igualdade” de David Oyelowo que trata de relato sobre um ato de protesto organizado pelo pastor Martin Luther King Jr. que foi assassinado em 1968 e permanece como um importante baluarte da luta da comunidade negra.

LEIA MAIS

                                          Boa leitura!

             Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa

                                      Editora Adjunta

 

Boletim Periódico Ano 12 (2023) - N. 1