Boletim Ano 7(2018) – Nº 02 – Pobreza: AGRAVAMENTO DE VELHAS QUESTÕES: pobreza, desigualdade e o papel dos Programas de Transferência de Renda no Brasil e no Maranhão

ISSN 2357-8882

EDITORIAL

Na presente edição do Boletim Periódico do Observatório Social e do Trabalho – Ano 7 (2018) – n. 2, o Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP) traz ao público o tema: “AGRAVAMENTO DE VELHAS QUESTÕES: pobreza, desigualdade e o papel dos Programas de Transferência de Renda no Brasil e no Maranhão”. Nas diferentes seções do Boletim são apresentados dados e informações com o escopo de adensar o debate sobre a matéria em foco. Parte-se da perspectiva de que, no Brasil, a implantação dos Programas de Transferência de Renda (PTR) relaciona-se com a necessidade de enfrentamento emergencial da pobreza absoluta já que o país não foi capaz, até aqui, de universalizar a proteção social, como seria esperado. Nesse sentido, a partir da década de 1990, em contexto marcado pela adoção de medidas neoliberais, esses programas passaram a se disseminar. Na seção Atualidades, a entrevistada dessa edição, Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, reflete sobre o tema a partir de questões elaboradas pelas professoras doutoras Annova Carneiro e Cleonice Araújo da Universidade Federal do Maranhão. Para a entrevistada, as explicações para o crescimento da pobreza devem ser “buscadas nas particulares condições do desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo no país”. E, no contexto atual, “o trabalho protegido tem sido destituído de sua potência protetiva, o que explica que um número crescente de trabalhadores demande proteção social pública na forma de serviços e benefícios assistenciais”. Na seção Evento informa-se a realização do Seminário de Pesquisa em Políticas Públicas, no período de 21 a 22 de agosto de 2018, em São Luís – MA que conta com a participação do Prof. Dr. DAVID HARVEY (City University of New York) na Conferência de Encerramento denominada: “CRISE DA URBANIZAÇÃO PLANETÁRIA”. Também do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (XVI ENPESS) com o tema: “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”, na cidade de Vitória (ES), no período de 2 a 7 de dezembro de 2018.  Como Informe Bibliográfico sugere-se a leitura do Relatório, publicado no final de 2017, pela OXFAM Brasil denominado “A distância que nos une: um retrato das desigualdades sociais brasileiras”.

Espera-se que a leitura do material apresentado na presente edição do Boletim Social e do Trabalho colabore para a reflexão e debate sobre o tema da pobreza e dos Programas de Transferência de Renda no Brasil e no Maranhão.

Boa leitura!

Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa

Editora Adjunta

ATUALIDADE

 

ENTREVISTA REALIZADA, EM JULHO DE 2018, COM MARIA CARMELITA YAZBEK[1]

Entrevistadoras: Cleonice Correia Araújo[2] e Annova Miriam Ferreira Carneiro[3]

TEMA: Programas sociais e aumento da extrema pobreza no Brasil

 

Cleonice Araújo e Annova Carneiro: A persistência da pobreza na realidade brasileira expressa um processo de desigualdade inalterado há décadas no país e que se caracteriza como um traço estrutural. Expressa ainda a supremacia de um projeto político que mantém   esse processo. Como explicar isso?

[1] Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora 1 A do CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Conselho Científico e Acadêmico da Faculdade de Serviço Social da UNLP – Argentina e professora visitante do Instituto Superior João Paulo II de Luanda Angola e da Universidade Lusófona do Porto. Consultora do Curso de Serviço Social do Instituto Superior João Paulo II em Luanda, Angola. Consultora do MDS. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, política social, assistência social e pobreza.

[2]   Assistente Social. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e das Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência social, suas, política social, pobreza, transferência de renda, descentralização e clientelismo.

[3] Assistente Social. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e das Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP). Tem experiência na área de Políticas Públicas trabalhando, principalmente, com as seguintes temáticas: assistência social, município, direitos, políticas públicas e SUAS

LEIA MAIS

EM FOCO

AGRAVAMENTO DE VELHAS QUESTÕES: pobreza, desigualdade e o papel dos Programas de Transferência de Renda no Brasil e no Maranhão

A presente edição do Boletim Periódico do Observatório Social e do Trabalho – Eixo Pobreza trata da relevância dos Programas de Transferência de Renda, tendo em vista o agravamento da pobreza e da desigualdade no Brasil e no Maranhão e os retrocessos do Sistema de Proteção Social Brasileiro, a partir de 2016.

LEIA MAIS

EVENTO

No presente número do Boletim Social e do Trabalho-Eixo Pobreza, o Gaepp informa ao leitor a realização dos seguintes eventos:

-SEMINÁRIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas-UFMA, através do seu Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas – NUPPP. O evento será realizado no período de 21 a 22 de agosto de 2018, na cidade de São Luís- Ma. Conta com a participação do Prof. Dr. DAVID HARVEY (City University of New York) que ministrará, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, a Conferência de Encerramento denominada: “CRISE DA URBANIZAÇÃO PLANETÁRIA”.

 

– XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL (XVI ENPESS). Com o tema: “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”. O evento será realizado em Vitória (ES), no período de 2 a 7 dezembro de 2018. Conforme o site do evento (http://enpess.com.br/br/portal), este se destina a pesquisadoras/es de Serviço Social; propõe-se a contribuir no processo de “formação continuada, para a produção científica e técnica da  área, para a socialização das pesquisas, das experiências profissionais, para o fortalecimento da categoria e, entre outros, para o adensamento da produção do conhecimento na área do Serviço Social e posicionamentos políticos”.

 

INFORME BIBLIOGRÁFICO

O texto sugerido para leitura na presente edição do Boletim Social e do Trabalho- Eixo Pobreza é o Relatório publicado pela OXFAM em elaborado por Rafael Georges e coordenado por Katia Maia. Denomina-se “A distância que nos une: um retrato das desigualdades sociais brasileiras. É considerado produto de esforço coletivo que envolveu a equipe e o Conselho Deliberativo da Oxfam no Brasil, com apoio de pesquisadores e especialistas de diversas áreas relacionadas às desigualdades e de organizações parceiras.

O documento foi publicado pela OXFAM (www.oxfam.org.br/‎) em 25 de setembro de 2017.

EXPEDIENTE
Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta: Boletim Ano 07 – Nº 02,
Profa. Dra. Salviana de Maria Pastor Santos Sousa
Projeto Gráfico e Diagramação Juliano Alves
Publicação Bimensal
Os textos publicados são de
responsabilidade dos autores.

Cart