Boletim Ano 7(2018) – Nº 03 – Trabalho: MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL X MARANHÃO FACE À ATUAL CONJUNTURA ECONÔMICA: o que mostram os dados da PNAD e do CAGED?

 ISSN 2357-8882

EDITORIAL

Dando continuidade à última edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho centrada na temática do Trabalho, a presente edição tem como foco a análise do desempenho de alguns indicadores do mercado de trabalho na atual conjuntura econômica brasileira e maranhense. Assim sendo, a sessão Em Foco aborda indicadores relativos a: taxa de desocupação na sua relação com o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), geração de empregos formais, posições na ocupação e rendimentos da população ocupada, a partir dos dados mais recentes fornecidos pela PNAD contínua e pelo CAGED, enfocando o período de 2015 até o segundo trimestre de 2018. A sessão Atualidades traz uma entrevista com o Prof. Dr. Amilton Moretto da Universidade Federal de Integração da América Latina – UNILA, cujo conteúdo se centra nas tendências mais marcantes experimentadas pelo mercado de trabalho na atual conjuntura econômica brasileira. Na sessão Eventos esta edição confere destaque especial ao XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), cujo tema será “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social” a realizar-se de 2 a 7 de dezembro de 2018, em Vitória, no Espírito Santo (ES). Finalmente, a sessão Informe Bibliográfico chama a atenção para o livro “O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital” de autoria de Ricardo Antunes e recém-publicado pela Boitempo Editorial.

Boa leitura!

Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Editora Adjunta

ATUALIDADE

ENTREVISTA REALIZADA COM AMILTON MORETTO[1]: Tímido crescimento do PIB não é suficiente para recuperar o dinamismo do mercado de trabalho brasileiro da segunda metade dos anos 2000

Entrevista realizada pela Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima[2] com o Prof. Dr. Amilton Moretto.

Valéria Almada Lima – Como o senhor avalia a atual conjuntura econômica brasileira e seus rebatimentos sobre o mercado de trabalho, em que apesar de um tímido crescimento do PIB, da ordem de 1%, observado a partir do último trimestre de 2017, a taxa de desocupação continua elevada, tendo alcançado os patamares de 13,1% e 12,4%, respectivamente, no primeiro e no segundo trimestres de 2018, contra 11,8% no último trimestre de 2017?

[1] Graduado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1988), Mestrado em Desenvolvimento Econômico (Área de Economia Social e do Trabalho) (2001); Doutorado em Desenvolvimento Econômico (2007) pela mesma Universidade. Atualmente é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

[2] Economista, Doutora em Políticas Públicas, Professora do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UFMA.

LEIA MAIS

EM FOCO

MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL X MARANHÃO FACE À ATUAL CONJUNTURA ECONÔMICA: o que mostram os dados da PNAD e do CAGED?

Dando continuidade à última edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho centrada na temática do Trabalho, a presente edição tem como foco a análise do desempenho de alguns indicadores do mercado de trabalho na atual conjuntura econômica brasileira e maranhense. Assim sendo, aborda indicadores relativos à taxa de desocupação na sua relação com o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB); geração de empregos formais; posições na ocupação e rendimentos da população ocupada, a partir dos dados mais recentes fornecidos pela PNAD contínua e pelo CAGED, enfocando o período de 2015 até o segundo trimestre de 2018.

LEIA MAIS

EVENTO

XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL – ENPESS

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, gestão “Quem é de luta, resiste” (2017-2018), realizará o XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), cujo tema será “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”. O evento acontecerá de 2 a 7 de dezembro de 2018, em Vitória, no Espírito Santo (ES).

É importante destacar que este é um grande evento de pesquisadoras/es de Serviço Social e que contribui para a formação continuada, para a produção científica e técnica da  área, para a socialização das pesquisas, das experiências profissionais, para o fortalecimento da categoria e, entre outros, para o adensamento da produção do conhecimento na área do Serviço Social e posicionamentos políticos.

(Texto retirado do site do ENPESS)

INFORME BIBLIOGRÁFICO

O privilégio da servidão:

o novo proletariado de serviços na era digital

Publicado em maio de 2018 pela Editora Boitempo – São Paulo, há exatos 50 anos da chamada Noite das Barricadas que marcou o Maio de 1968 na França, este novo livro do sociólogo e professor da Unicamp Ricardo Antunes apresenta um retrato detalhado da classe trabalhadora hoje, em suas principais tendências. O estudo apresenta uma análise detalhada das mudanças trabalhistas que ocorreram na história recente do país, desde a redemocratização até o impeachment de Dilma Rousseff, e seu eixo está em compreender a explosão do novo proletariado de serviços, que se desenvolve com o trabalho digital, on-line e intermitente. Antunes demonstra como estão se manifestando essas tendências tanto nos países da Europa quanto no Brasil, apresentando elementos presentes na nova morfologia do trabalho. Os adoecimentos, padecimentos, precarizações, terceirizações, desregulamentações e assédios parecem tornar-se mais a regra do que a exceção. 

Um dos principais estudiosos da sociologia do trabalho no Brasil, Antunes combina a pesquisa sociológica concreta, rigorosa e empiricamente fundamentada com um compromisso social intransigente, a saber, a tomada de partido pelos explorados e oprimidos. “Se o mundo atual nos oferece como horizonte imediato o privilégio da servidão, seu combate e seu impedimento efetivos, então, só serão possíveis se a humanidade conseguir recuperar o desafio da emancipação”, afirma o autor. 

(Texto retirado do site da Boitempo Editorial)

EXPEDIENTE
Editora Geral: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Editora Adjunta: Boletim Ano 07 – Nº 03,

Profa. Dra. Valéria Ferreira Santos de Almada Lima

Projeto Gráfico e Diagramação Juliano Alves
Publicação Bimensal
Os textos publicados são de
responsabilidade dos autores.

Cart