Intercâmbio

Intercâmbios

Articulações e Intercâmbios Institucionais
Para realização de suas atividades, o GAEPP desenvolve articulações e intercâmbios institucionais de duas naturezas: aqueles pontuais ou de pequena duração, que são frequentes e indispensáveis ao encaminhamento dos trabalhos; aqueles sistemáticos e duradouros.
Articulações e Intercâmbios Institucionais em Nível Internacional
O intercâmbio, nesse nível, vem sendo desenvolvido com uma entidade internacional voltada para o estudo de Programas de Transferência de Renda, especificamente, a Renda Básica. Trata-se da Basic Income World Network (BIEN), da qual a Professora Maria Ozanira da Silva e Silva é membro vitalício, contribui e participa com apresentação de experiências brasileiras de Programas de Transferência de Renda nos congressos internacionais, realizados a cada dois anos em diferentes países.

Encontra-se também em andamento um intercâmbio acadêmico com instituições de nível superior em três países do MERCOSUL, especificamente com três programas de pós-graduação do Brasil: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; um Programa do Uruguai: Programa de Doctorado en Ciencias Sociales de la Faculdad de Ciencias Sociales de la Universidad de La Republica/Uruguay e um programa da Argentina: Mestrado en Ciencias Sociales de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires da Argentina.

O intercâmbio se propõe a desenvolver atividades de pesquisa e de formação de recursos humanos. As atividades de pesquisa estão sendo desenvolvidas mediante um projeto financiado pela CAPES e CNPq para realização de um estudo exploratório para identificação, contextualização e caracterização de Programas de Transferência de Renda na América Latina, Caribe, América Central e Máxico e um estudo comparado entre três programas: Bolsa Família (Brasil), Ingresso Ciudadano (Uruguai) e e Asignación Universal por Hijo (Argentina)”.

As atividades de formação de recursos humanos são articuladas às atividades de pesquisa com a inclusão de alunos de graduação e de pós-graduação dos três programas na equipe de pesquisadores, sendo que os alunos participarão de todas as atividades, inclusive de missões de trabalho a serem realizadas nos três países, sendo ainda desenvolvidos estágio pós-doutoral e bolsas sanduíche em nível de doutorado.
O projeto tem a coordenação geral do GAEPP, através da Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Outras informações são encontradas no menu Projetos de Pesquisa.
Articulações e Intercâmbios Institucionais em Nível Nacional
Nos intercâmbios institucionais em Nível Nacional merece destaque a participação do GAEPP na formação de redes regionais e nacionais de pesquisadores para desenvolvimento de projetos de pesquisa, com destaque para:

- PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA 2005-2009: UFMA; PUC/SP e PUC/RS;
- PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA–PROCAD 2001-2005;
- INTERCÂMBIO COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ;
- OUTROS INTERCÂMBIOS NACIONAIS

PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA 2005-2009: UFMA; PUC/SP e PUC/RS

Esse intercâmbio, aprovado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), implementou uma proposta de cooperação acadêmica no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), envolvendo pesquisadores integrantes dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA, e Programas de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCSP e da PUCRS.
O intercâmbio contemplou atividades de pesquisa, de ensino e de formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, sendo tais atividades orientadas por dois eixos temáticos: a Política Pública de Assistência Social e a Política Pública de Transferência de Renda. O objetivo foi permitir a constituição de uma rede de cooperação científico-acadêmica entre programas de pós-graduação consolidados, integrantes da área de Serviço Social na CAPES, tendo em vista a produção de conhecimento, a elevação do padrão de qualidade da formação de profissionais e pesquisadores em nível de pós-graduação e a contribuição para a qualificação dos programas que materializam as duas políticas objeto do projeto. Em relação às atividades de pesquisa, foram desenvolvidos estudos sobre Programas de Transferência de Renda em implementação no Brasil, mais especificamente, sobre o Programa Bolsa Família e sobre a Política de Assistência Social, com destaque à implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No âmbito desse intercâmbio foram publicados artigos e apresentados trabalhos em eventos científicos nacionais e publicados os livros: COUTO, Berenice Rojas; YAZBEK, Maria Carmelita; SILVA, Maria Ozanira da Silva e; RAICHELIS, Raquel (Orgs.) O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: uma realidade em movimento. (2ª ed.). São Paulo: Cortez, 2011; SILVA, Maria Ozanira da Silva; LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada. AVALIANDO O BOLSA FAMÍLIA: unificação, focalização e impactos. São Paulo: Cortez, 2010.

PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA–PROCAD 2001-2005


Esse intercâmbio, aprovado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi orientado com o objetivo geral de possibilitar a cooperação acadêmica entre o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP. Para tanto, foram realizadas pesquisas e atividades de formação de recursos humanos em nível de pós-graduação. Deste modo, este projeto propiciou a consolidação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA, bem como a produção de conhecimentos por grupos de pesquisadores das três universidades. As temáticas trabalhadas nesse intercâmbio foram os Programas de Transferência de Renda e a Política Pública do Trabalho e Renda, cujos estudos foram publicados em vários artigos e apresentados trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. Nesta trajetória pode-se destacar a publicação de dois livros: SILVA, Maria Ozanira da Silva e; YAZBEK, Maria Carmelita; GIOVANNI, Geraldo Di. A POLÍTICA SOCIAL NO SÉCULO XXI – prevalência dos Programas de Transferência de Renda, 5a ed. São Paulo: Cortez, 2011; e SILVA, Maria Ozanira da Silva e; YAZBEK, Maria Carmelita (Coords.). A POLÍTICA PÚBLICA DE TRABALHO E RENDA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, 2ª ed. São Paulo, Cortez, 2008.

INTERCÂMBIO COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

O GAEPP tem desenvolvido intercâmbios sistemáticos com pesquisadores que integram o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí, merecendo destaque a realização de uma pesquisa avaliativa sobre o Bolsa Família nos Estados do Maranhão e Piauí. Os resultados desses estudos permitiram a publicação do livro O BOLSA FAMÍLIA NO ENFRENTAMENTO À POBREZA NO MARANHÃO E NO PIAUÍ, publicado em 2008 pela Cortez Editora de São Paulo, tendo a coordenação da Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva, que é também co-autora do livro, juntamente com as professoras doutoras: Antônia Jesuíta de Lima (UFPI); Maria D’Alva Macedo Ferreira (UFPI); Maria do Rosário de Fátima e Silva (UFPI) e Valéria Ferreira Santos de Almada Lima (UFMA).


OUTROS INTERCÂMBIOS NACIONAIS


Ainda em nível nacional, para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre os Programas de Transferência de Renda no Brasil, o GAEPP vem mantendo intercâmbio sistemático e realizando atividades conjuntas com vistas ao levantamento de informações e à troca de experiência com o Gabinete do Senador Eduardo Suplicy. Desse intercâmbio decorreu a organização da Rede Brasileira de Renda Básica de Cidadania, criada em Barcelona, em 2004, em articulação com a Basic Income World Network.
Articulações e Intercâmbios Institucionais em Nível do Estado do Maranhão
As articulações e intercâmbios no Estado do Maranhão são desenvolvidos principalmente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), desde a criação do GAEPP, em 1996, que já resultaram numa participação efetiva de membros do GAEPP em atividades de pesquisa, de consultoria e assessoria e de formação de recursos humanas indicadas no menu Trabalhos Relevantes.
Cart